Separamos dicas de ouro pra você fazer o curso dos seus sonhos

Posts Recentes

ciencias sociais

Ciências Sociais: tire suas dúvidas sobre a área!

Ciências Sociais é uma área que realiza estudos dos comportamentos de indivíduos de diversos grupos sociais, como: características religiosas, familiares, econômicas, institucionais e organizacionais. 

Esses estudos são realizados a partir de dados obtidos em pesquisas, que podem ser solicitadas tanto em empresas privadas quanto públicas. Então, se você tem interesse nessas características, vale a pena conhecer o curso de Ciências Sociais! 

Veja mais sobre o curso de Ciências Sociais no Vai de Bolsa!

Ciências Sociais: Conheça tudo sobre essa área!

Primeiramente, o profissional da área de Ciências Sociais atua na análise de costumes e hábitos de diferentes grupos sociais. As características analisadas por esses profissionais vão desde a religião até aspectos econômicos. 

Enfim, para que possam criar essas análises, esses profissionais precisam de pesquisas, que normalmente são feitas por empresas privadas ou públicas, independentemente do objetivo. 

O profissional formado em Ciências Sociais é chamado de “Cientista Social”, ele é responsável por estudar os fenômenos sociais, como: migração, conflitos e política. Através desses conhecimentos, eles podem criar projetos sociais, com o intuito de contribuir de várias maneiras. 

É comum que esses profissionais, baseados em suas pesquisas, realizem campanhas políticas, criem um plano de desenvolvimento, sigam ações governamentais ou façam projetos de urbanização.

De maneira geral, as pesquisas realizadas por um Cientista Social envolvem diferentes áreas, como: ciências políticas, sociologia e, além disso, antropologia. Dessa maneira, eles conseguem seguir com sua pesquisa para determinado campo de atuação. 

Afinal, o que é Ciências Sociais?

Como uma disciplina da área de ciências, as Ciências Sociais só foram consolidadas no século XIX. O principal objetivo disso acontecer diz respeito a explicação e compreensão das transformações sociais que aconteciam naquela época, como a revolução industrial.

Essas mudanças fizeram com que os pensadores buscassem novas maneiras de pensar e conhecer as teóricas e práticas que já existiam. Então, por essa característica, as Ciências Sociais formam profissionais para atuar com projetos e projeções sociais. 

Atualmente, essa é uma das ciências de maior importância. Isso porque, busca-se uma melhor compreensão das principais causas e consequências que ocorrem ao redor do mundo, englobando várias áreas de conhecimento. 

Além disso, ela também busca compreender ou até mesmo antecipar alguns eventos das próximas gerações. Isso auxilia a sociedade a encontrar uma maneira de enfrentar essas situações da melhor maneira possível. 

Quais áreas um Cientista Social pode seguir?

Agora que você sabe do que se trata a área, caso se forme em Ciências Sociais, poderá seguir nas seguintes carreiras:

  • Antropologia: A primeira área que um Cientista Social pode seguir é a de Antropologia. De maneira geral, ele vai estudar as diferentes culturas dos seres humanos;
  • Ciências Políticas: Caso tenha interesse em seguir nessa área, será responsável por analisar os sistemas e as instituições políticas. Além disso, o comportamento político na sociedade e também as políticas públicas;
  • Lecionar: Os profissionais Cientistas Sociais também podem trabalhar dando aulas para estudantes do Ensino Fundamental ou Médio. Caso tenha interesse em lecionar no Ensino Superior, é necessário fazer uma pós-graduação;
  • Sociologia: Os Cientistas Sociais que trabalham na área de Sociologia são responsáveis por investigar a cultura e a dinâmica que ocorre na sociedade atual, além do processo histórico que a envolve;
  • Pesquisas de Opinião: Por fim, o Cientista Social também pode realizar Pesquisas de Opinião, seja para empresas públicas ou privadas. Dessa maneira, eles coletam informações e criam uma análise comportamental.

Qual o salário de um Cientista Social?

Assim como acontece em qualquer outra profissão, o salário de um Cientista Social depende de vários aspectos. Um deles é o tempo de experiência na área, além do nível de escolaridade e a região em que ele decide atuar. 

Porém, se você está interessado na área e deseja obter mais informações sobre o tópico, veja algumas das remunerações dos Cientistas Sociais e a sua área de atuação:

  • Trainee: Um Cientista Social Trainee pode ter um salário a partir de R $1.300;
  • Junior: O Junior consegue uma remuneração a partir de R $1.600;
  • Pleno: Enquanto isso, um Cientista Social Pleno pode conseguir um salário a partir de R $2.100;
  • Sênior: Os Seniores podem garantir um salário a partir de R $2.600;
  • Master: Por fim, o Cientista Social Master pode ter um salário superior a R $3.300.

Mercado de trabalho do Cientista Social

Antes de mais nada, as áreas que o Cientista Social pode seguir são variadas. Uma das opções é a área de Ciência Política, onde o profissional elabora projetos governamentais, além de colocá-los em prática. 

Uma outra área de grande destaque para esses profissionais é a de Instituto de Pesquisa. Basicamente, o Cientista Social que trabalha neste local, seja público ou privado, coleta e analisa as respostas fornecidas durante pesquisas.

Caso tenha interesse em seguir uma área voltada para a tecnologia, a Humanidade Digital é uma das opções. Basicamente, esses cientistas devem fazer uma análise de um grande conjunto de dados, também conhecido como big data. 

Separamos dicas de ouro pra você fazer o curso dos seus sonhos